03 de novembro de 2013
Para se conectar a um banco de dados MySQL precisamos de 4 informações referentes ao banco, são elas:
Para facilitar a manutenção e clareza de nossa conexão vamos criar uma variável para armazenar cada informação e também atribuir alguns valores a elas:
$host = 'localhost'; $user = 'meu_usuario'; $pass = 'minha_senha'; $data = 'nome_do_banco';
Agora vamos para o comando PHP que nada mais é que uma função que recebe nossas 3 primeiras variáveis como parâmetro:
$conn = mysql_connect($host,$user,$pass);
Note que o resultado de retorno desta função foi atribuído a uma variável, mais a frente veremos a utilidade deste recurso.
Agora que já temos nossa conexão com o banco, precisamos informar qual é o banco de dados que queremos conectar, pois podemos ter mais de um banco disponível.
O comando que seleciona o banco de dados é este:
mysql_select_db($data);
Com este passos já temos uma conexão com o banco e já é possível fazer consultas, alterações, exclusões, e outros comandos MySQL.
O resultado final do nosso arquivo ficou assim:
<?php $host = 'localhost'; $user = 'meu_usuario'; $pass = 'minha_senha'; $data = 'nome_do_banco'; $conn = mysql_connect($host,$user,$pass); mysql_select_db($data); ?>
Podemos colocar este arquivo dentro de uma pasta e incluí-lo em nosso site quando precisarmos realizar alguma transação com o banco de dados. O arquivo pode ser nomeado como "conexao.php" e ficar por exemplo dentro da pasta "includes" e ser chamado desta forma:
include 'includes/conexao.php';
Depois de executados os comandos SQL, devemos sempre encerrar a conexão com o banco, por isso o retorno da função foi atribuído à variável $conn. Para encerrar a conexão usamos o seguinte comando após todos os acessos ao banco terem sido realizados:
mysql_close($conn);
Pronto, agora já nos conectamos, realizamos as operações necessárias e por fim fechamos a conexão.
Visualizações: 6.603
15 de dezembro de 2013