15 de dezembro de 2013
Depois de aprender a se conectar com um banco de dados MySQL, vamos agora testar algumas interações na prática.
As 4 operações básicas utilizadas em bancos de dados são conhecidas como CRUD (Create, Read, Update e Delete) que são: Criar, Ler, Atualizar e Apagar respectivamente.
Para começar vamos criar uma tabela em nosso banco chamada "usuarios", podemos inserir o comando SQL abaixo em algum gerenciador de banco como o phpMyAdmin por exemplo:
CREATE TABLE usuarios ( id_usuario INT(5) NOT NULL AUTO_INCREMENT PRIMARY KEY, nome VARCHAR(30), login VARCHAR(30), senha VARCHAR(30) );
Nesta tabela temos 4 campos sendo que o primeiro deles (id_usuario) é do tipo inteiro, é a Chave Primária da tabela, não pode ter valor nulo e irá ter um incremento automático (primeiro registro começa com 1, segundo 2, etc).
Os outros três campos são do tipo varchar e aceitam até 30 caracteres.
Com nossa tabela criada, vamos usar nosso exemplo de Conexão com banco MySQL anterior e inserir (Create) alguns valores em nosso banco, para isso crie um arquivo chamado crud.php (ou outro nome de sua preferência) e insira o código:
<?php include "includes/conexao.php"; $cmd = " INSERT INTO usuarios (nome, login, senha) VALUES ('João Carlos', 'joca', 'abc123') "; $sql = mysql_query($cmd); ?>
Após inserir o arquivo de conexão com o banco criamos a variável $cmd que recebeu nosso comando SQL, nele expecificamos os 3 campos e seus respectivos valores. Lembre-se que o campo "id_usuario" é de incremento automático e por isso não precisa de um valor.
Depois executamos o comando SQL usando a função mysql_query() e o retorno dessa função foi atribuido à variável $sql, isso pode ser útil para fazermos alguma validação posterior para saber se o comando foi executado com sucesso ou se houve algum erro.
Agora que já inserimos um registro no banco, vamos ler (Read) o conteúdo da tabela usuários. Para isso podemos usar o seguinte comando:
$cmd = "SELECT * FROM usuarios"; $sql = mysql_query($cmd);
Este comando é bem simples e irá retornar todos os campos da tabela usuários. No nosso exemplo, como só temos um registro na tabela, será retornado algo como:
Poderíamos também escolher quais campos seriam exibidos, para isto bataria alterar o sinal * (asterísco) que se refere a "todos os campos" para os campos desejados como por exemplo:
$cmd = "SELECT login, senha FROM usuarios";
Vamos agora atualizar (Update) nossa tabela, em nosso exemplo vamos alterar apenas o campo "senha":
$cmd = "UPDATE usuarios SET senha = '123456' WHERE id_usuario = 1";
Note que colocamos uma cláusula where expecificando que queremos alterar apenas o registro que tiver o id = 1, esta parte é muito importante porque senão todos os possíveis registros da tabela teriam a senha alterada.
Por fim vamos excluir (Delete) este registro, para isto vamos usar de novo a cláusula where, para não apagarmos outros registros. Desta vez para variar um pouco vou selecionar o registro que tiver o login igual a "joca":
$cmd = "DELETE FROM usuarios WHERE login = 'joca'";
Pronto, aprendemos as interações básicas com nosso banco de dados. É claro que existem outras formas de executar os mesmos comandos e varios outros mais complexos, mas por hora já temos uma boa base.
Espero que tenham gostado deste pequeno tutorial!
Abraço e até a próxima.
Visualizações: 17.911
03 de novembro de 2013